Culpadas pelo estupro sofrido

O julgamento moral de mulheres vítimas de violência sexual não possui qualquer ineditismo na cultura judicial brasileira. Procurar na biografia das mulheres elementos para justificar a violência sofrida é um recurso amplamente empregado há muito tempo, dentro e fora do sistema de justiça. Em 2014, o Instituto de Pesquisa Aplicada-IPEA apresentou os resultados da polêmica pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – Tolerância social à violência contra a mulher. Esse ano, uma nova pesquisa foi realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e revela, uma vez mais, a perseverança dessa concepção que fortalece a cultura do estupro. Acesse aqui os resultados da pesquisa e confira a matéria do Instituto Patrícia Galvão sobre a nova pesquisa divulgada. Flávia Melo da Cunha, no artigo O túnel, o Frota, a Ideologia de Gênero aborda o mesmo tema que será discutido na programação do Seminário Violência & Gênero no Amazonas durante o lançamento do Mapa da Violência de Gênero no Amazonas. Participe! Faça sua inscrição!

#APolíciaPrecisaFalarSobreEstupro

No contexto dos dez anos da lei Maria da Penha, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública produziu um survey, focando na percepção da população em relação às mulheres que são vítimas de violência sexual e na percepção sobre o atendimento às vítimas por parte dos operadores policiais.

Trata-se de uma pesquisa quantitativa elaborada pelo FBSP e com dados coletados pelo Datafolha com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacional. O universo da pesquisa é a população brasileira com 16 anos ou mais, sendo a amostra total de 3.625 entrevistas em 217 municípios de todos os portes. Os resultados são apresentados e discutidos neste documento. Clique e confira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s