Na manhã do próximo dia 19 de outubro, acontece a programação de abertura do Seminário Violência e Gênero no Amazonas. Após a conferência de abertura “Dez anos da Lei Maria da Penha” de Wania Pasinato, entra em cena a força do Maracatu Baque Mulher Manaus.

Um grupo de maracatu de baque virado formado somente por batuqueiras foi criado em fevereiro de 2016, em Manaus, a partir de um convite da Mestra Joana Cavalcante que é mestra do Baque Mulher de Pernambuco e da Nação Encanto do Pina, ambos de Recife/PE.

Na ocasião o intuito era apenas fazer um vídeo para homenagear o dia das mulheres. Em 13 de março deste ano aconteceu a primeira apresentação e registro. A partir daí, o Maracatu Baque Mulher Manaus tomou forma e é o primeiro do norte formado somente por mulheres.

Como objetivos principais o grupo evidencia o empoderamento feminino, prezando pela sororidade, afirmando que as mulheres exibem perfeitas condições instrumentais para tocar tambores, e que o fazem com maestria.

Com convicção e resistência o grupo está comprometido com a difusão da cultura afro-brasileira, manutenção e preservação dos saberes tradicionais, igualdade social, igualdade de gênero e racial.

SOBRE O BAQUE:

A cultura do maracatu de baque virado tem suas origens no estado de Recife/PE. Difundindo-se pelo Brasil e pelo mundo, a tradição representa o cortejo de coroação de Reis e Rainhas das cortes africanas e possui forte ligação com os preceitos e religiosidade do candomblé.

Em dezembro de 2014, a tradição recebeu o título de patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Baque Mulher compõe a Rede Maracatu Eco da Sapopema, juntamente com os grupos Maracatu Quebra Muro e Maracatu da Cacilda.

A apresentação acontecerá as 11h, no Auditório Rio Amazonas, na Faculdade de Estudos Sociais FES, Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, UFAM.

Confira programação completa e participe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s