ATIVIDADES

CAMPANHAS

2011/2012
Observatório da violência contra mulheres no Alto Solimões/AM
Coordenador: Flávia Melo da Cunha / Docente

309555_2228149056149_2077012269_n
Ciclo de Debates sobre Homofobia, Benjamin Constante (Maio, 2011)

Durante os anos de 2011 e 2012, o Programa promoveu ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão para caracterizar a violência contra mulheres (VCM), identificar os recursos estatais disponibilizados para seu enfrentamento e estimular a articulação de redes na mesorregião amazônica do Alto Solimões/AM (municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins).

A ação de extensão proporcionou aporte empírico para dimensionar a prevalência da VCM na região, compreender dinâmicas locais de relações afetivas violentas e avaliar políticas públicas. Dentre os benefícios aos estudantes extensionistas constatamos: melhoria das condições de permanência e sucesso acadêmico; incremento à renda familiar e melhoria das condições de subsistência; ampliação das perspectivas de carreira acadêmica.

Destacamos como impactos sociais: maior visibilidade do problema da VCM; envolvimento da comunidade na discussão do tema; integração entre universidade e comunidade na promoção de ações de prevenção; construção de fluxos a partir de agenciamentos locais de entidades governamentais e não-governamentais.

Os principais resultados científicos foram: inventário e caracterização de fontes documentais disponíveis para pesquisa; construção de banco de dados sobre perfil de mulheres vitimizadas; apresentação de trabalhos em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais; e articulação com redes e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

298799_2247132410721_775244232_n
Ciclo de Debates sobre Homofobia, Benjamin Constant (Maio, 2011)

Realizamos o planejamento, execução e avaliação das atividades da ação de extensão no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM) sediado no município de Benjamin Constant/AM. Utilizamos a estrutura disponível no INC/UFAM e Laboratório de Antropologia Social (computadores conectados a internet, biblioteca, auditório, sala de reunião e salas de aula, barco e automóveis) ao qual o programa está vinculado. As ações atenderam a diferentes públicos, sendo eles:

(I) corpo docente, discente e técnico da UFAM, além de colaboradores externos que compuseram a equipe de execução;

(II) agentes públicos das esferas municipal, estadual e federal, funcionários de órgãos do sistema de segurança, justiça, saúde, educação e assistência social nos municípios-alvo, mobilizados durante o trabalho de campo através de reuniões, visitas técnicas e oficinas;

(III) associações de classe, movimentos sociais, organizações não-governamentais e grupos de mulheres compuseram o terceiro segmento alcançado pelas oficinas para fortalecimento do controle social;

(IV) comunidade acadêmica regional (UFAM, UEA, UNAL, IFAM) mobilizada por ocasião do seminário para divulgação e sistematização dos dados coletados e avaliação dos resultados da ação.

318711_2249333065736_1090787600_n
Preparação do Seminário sobre DH no Alto Solimões (Agosto,2011)

O Objetivo Geral desta campanha é fomentar articulação de redes locais de enfrentamento à violência contra mulheres na mesorregião do Alto Solimões (Amazonas) disseminando valores de equidade de gênero, defesa dos direitos da pessoa humana e respeito à diversidade.

Os Objetivos Específicos são: realizar mapeamento e catalogação de instituições/serviços governamentais e não governamentais, especializados e não especializados, existentes nos sete municípios da mesorregião amazonense do Alto Solimões (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tonantins).

Caracterizar a violência contra mulheres na região, de modo a organizar banco de dados fundamentado nas informações disponíveis nas agências de segurança pública e justiça. Estimular a articulação da redes locais de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Além de promover oficinas para aperfeiçoamento e sensibilização de profissionais da segurança pública, justiça, saúde e assistência social que atuam nos municípios e fortalecer o controle social.

297727_2249323905507_631847063_n
Preparação do Seminário sobre DH no Alto Solimões (Agosto, 2011)